Foi com casa cheia e enorme emoção que recentemente se realizou, na Galeria de Arte – Estoril, a Cerimónia de Entrega dos “Prémios Rei D. Carlos 2025”.
A 10.ª edição desta iniciativa da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril fica marcada por uma participação sem precedentes: cerca de 3000 alunos de 28 escolas da freguesia deram corpo e cor a mais de 3000 trabalhos, dos quais 188 foram selecionados para integrar a exposição e avaliados por um júri de excelência.
Criado com o objetivo de sensibilizar os alunos para a prática artística, o Prémio Rei D. Carlos desafia os estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário — de escolas públicas e privadas da freguesia — a realizarem marinhas a aguarela inspiradas na costa de Cascais e Estoril. Um projeto que une arte, educação e identidade local, promovendo a criatividade e o talento dos mais jovens.
Esta edição assume um simbolismo especial por ser a última realizada sob a presidência de Pedro Morais Soares, mentor do projeto desde a primeira hora: “Fui o mentor desta iniciativa e não posso deixar de expressar o orgulho e a emoção que sinto por ter visto este projeto crescer e afirmar-se ao longo dos anos. Acreditar no poder transformador da arte e da educação sempre fez parte do meu percurso autárquico.”
Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Fundação D. Luís I, do Hotel Palácio Estoril e do TEC-Teatro Experimental de Cascais. Contou ainda com o patrocínio da Quadrimóvel/
A Junta de Freguesia de Cascais Estoril agradece o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Fundação D. Luís I, do Hotel Palácio Estoril e do TEC, bem como o patrocínio da Quadrimóvel / Ponto das Artes, Leitão & Irmão e Porta da Frente – Christie’s.
A exposição das obras estará patente ao público até 7 de junho, na Galeria de Arte – Estoril (Rua de Santa Rita, 45).