Texto via Millennium Estoril Open Press Office / Fotografia de João Lamares
Chegou como o mais cotado da décima edição do Millennium Estoril Open, mas o certo é que cedeu logo na estreia: Félix Auger-Aliassime esbarrou no qualifier Andrea Pellegrino por 7-5 e 6-4.

O canadiano de 24 anos, 19.º da tabela ATP, sexto em 2022, liderou o primeiro parcial duas vezes com break de vantagem, a última das quais por 4-3, só que apareceu sem grande ritmo e a cometer imensos erros não forçados, em especial na pancada de direita. O vencedor sete títulos ATP, dois na presente temporada, despediu-se ao cabo de 1h54.
Para o italiano, este triunfo é o mais robusto da carreira, naquele que foi o primeiro desafio face a um tenista entre os 20 melhores do ranking. O Millennium Estoril Open é o terceiro evento de 2025 no qual atinge os quartos de final (1-1) e o sucesso desta quinta-feira foi o primeiro contra um top 100 desde setembro.

Nos quartos de final, Pellegrino vai enfrentar o chileno Nicolas Jarry, responsável pelas eliminações de Henrique Rocha e Gastão Elias. O ex-top 20 salvou um match point contra Elias para marcar presença pela segunda vez, este ano, em quartos de final.
Alex Michelsen (38.º, segundo pré-designado) é uma das maiores promessas do ténis contemporâneo e no Estoril despachou de entrada o qualifier italiano Giovanni Fonio (372.º) por 6-4 e 7-6(3), salvando um set point no segundo parcial.
Este é o quarto torneio em que chega aos quartos de final nesta temporada (1-2) e agora vai ter outro transalpino na antepenúltima jornada: Luca Nardi (100.º) que somou dois triunfos em parciais diretos, neste caso contra o russo Alexey Vatutin (333.º, oriundo da fase prévia) por 6-3 e 6-2.
O ramalhete da jornada de hoje fica completo com o australiano Aleksandar Vukic (83.º, ex-48.º) e o lucky loser espanhol Bernabé Zapata Miralles (380.º, 37.º em 2023).
Vukic, orientado pelo português Nuno Lencastre, superou o americano Marcos Giron, 45.º da hierarquia, quarto cabeça de série e um dos favoritos ao título, através de esclarecedores 6-3 e 6-1 em 77 minutos.
Zapata Miralles derrotou o neerlandês Jesper de Jong (93.º) com os parciais de 6-4 e 7-6(1) no compromisso que encerrou a jornada.
Tanto Vukic como Zapata Miralles estreiam-se em quartos de final este ano.