Hubert Hurkacz é o primeiro semi-finalista do Millennium Estoril Open
O quartos de final do Millennium Estoril open de 2024 estão recheados de estrelas. Não é de espantar que os jogos prometam um grande nível e muita espetacularidade.
O primeiro jogo do dia, entre Pablo Llama Ruiz e Hubert Hurkacz, foi isso mesmo, um extraordinário jogo de ténis com alguns dos melhores pontos do torneio
O espanhol, natural de Jerez de La Frontera e nº 151 do ranking, teve pela frente o 10º melhor do mundo, mas não foi isso que o diminuiu. Bem pelo contrário, o espanhol deu luta ao polaco num primeiro set jogado taco-a-taco, decidido no tie-break a favor de Hurkacz.
O espanhol acabou por ceder no segundo set quando ao nono jogo sofreu o primeiro e único break point da partida. Com mais de 6 horas de jogo nas pernas (a jogar desde o qualifying) a fadiga acabou por fazer das suas e Llamas Ruiz ficou sem combustível cedendo aquele que foi o seu último jogo de serviço do torneio para um Hubert Hurkacz, ainda fresco e cheio de vontade de seguir em frente.
Esta foi a primeira vez que o jogador polaco acede às meias-finais em terra batida. Embora tenha sido neste tipo de piso que aprendeu a jogar, não é de forma alguma o seu tipo de piso favorito e, claramente, aquele em que tem mais experiência.

Nuno Borges com falta de confiança…
Parece uma maldição, mas já aconteceu com outros jogadores portugueses. A falta de confiança, o pêso da responsabilidade de jogar em casa, os nervos… acabam por ser o maior adversário dos jogadores portugueses.
Ficamos com a impressão de que hoje foi mais uma dessas vezes.
Nuno Borges entrou bem no jogo, mas no decorrer dos dois encontros, principalmente do primeiro, foi-se evidenciando uma falta de segurança no jogo do português.
Nesta fase do torneio, todos os participantes são potenciais vencedores e, a mais pequena insegurança percebida pelo adversário, será usada em seu benefício. Foi isso que aconteceu no primeiro jogo em que Garin se impôs por um expressivo 6:2,
No segundo jogo o português ainda tentou dar replica e conseguiu mesmo levar Garin ao tie break, mas o chileno não se deixou impressionar.
Um incidente de jogo provocado por um grito (out) vindo do público, deixou marcas, mas não podemos dizer que tenha sido decisivo. Garin seguiu em frente e vai jogar contra o polaco Hubert Hurkacz.

Martinez vence Gasquet
O terceiro jogo do dia foi outro jogo de grande nível que opôs o lucky loser Richard Gasquet ao espanhol Pedro Martinez.
O espanhol acabou por vencer por 6:4, 6:4, mas se o resultado aparenta alguma facilidade, não se deixem enganar. O francês bateu-se com a garra a que nos habituou, mas o espanhol não perduou alguma “falta de paciência de Richard Gasquet.
Este jogo foi marcado por uma outra situação insólita. Gasquet reclamou uma bola e pediu para confirmar com o sistema eletrónico. O sistema mostrou que o francês tinha razão e o árbitro concedeu-lhe o devido ponto (no caso, anulou a vantagem que Martinez tinha conquistado). Richard Gasquet, inexplicavelmente continuou a reclamar. Reclamou, reclamou e voltou a reclamar…
Martinez segue em frente e irá defrontar Ruut na segunda meia-final.

Casper Ruut soma e segue
Casper Ruut, campeão em titulo do Millennium Estoril Open, segue em frente depois de vencer o húngaro Fucsovics por 6:3 e 6:2
O norueguês teve um jogo irrepreensível, perdeu apenas 10 pontos no total dos serviços e não deu hipóteses a Fucsovics.
A sentença do húngaro foi ditada no segundo jogo quando se lesionou no joelho. O fisioterapeuta acabou por entrar em campo, mas Fucsovics continuou heroicamente até ao final do jogo.
Poderia ter dado outra replica a Casper Ruut? Sim, mas Ruut está fortissimo, com um ténis de muito alto nível e nunca daria hipóteses ao húngaro.
Casper Ruut segue em frente na senda de ser o primeiro jogador a vencer duas vezes o torneio.

Dois top ten nas meias finais
Os jogos de hoje definiram as presenças nas meias finais e, nun facto inédito do torneio, a presença de dois top ten nos jogos de amanhã: Casper Ruut e Hubert Hukacz.
Os resultados ditaram ainda que a final pode vir a ser uma das melhores de sempre com os dois top ten a defrontarem-se entre si. no entanto há que esperar. Ruut tem de vencer um Pedro Martinez cheio de vontade e Hukracz o chileno Garim… A ver vamos.