Texto de Ricardo Tomé
Recentemente o Parede Foot-Ball Clube comemorou o seu 96º aniversário.
A festa foi no Pavilhão da Escola Fernando Lopes Graça e contou com a presença de diversas individualidades com destaque para o vereador do Desporto da Câmara de Cascais, Francisco Kreye e o executivo da União de Freguesias de Carcavelos Parede, liderado pelo seu presidente Nuno Alves.

Não faltaram os muitos sócios, atletas e seus familiares e também membros de outras associações desportivas.
Uma ocasião para assinalar uma história, feita das histórias de vida associativa, desportiva e voluntária de tantos e tão bons protagonistas que ao longo de tantos anos, deram o melhor de si ao clube.
Houve ainda a oportunidade de homenagear os associados com 25 e 50 anos.
Fundado em 1928-02-08, o Parede Foot-Ball Club, Parede Futebol Clube ou simplesmente PFC teve a primeira reunião oficial em 1928-03-02, na qual foi eleita a sua comissão organizadora, composta por Manuel Campos, Manuel Parente, Alfredo Costeira e Wenceslau B. Guerra e o Presidente, António Inácio Júnior. Nesta altura, o PFC contava já com 65 sócios e reunia-se na Alfaiataria Moderna ou na casa de Manuel Parente, até que em 1929-04-01 estabelecesse a primeira sede na Rua Capitão Leitão.
O clube viu nascer o seu primeiro campo de futebol – o Campo do Mato Frade – nos terrenos a norte da quinta da Condessa d’Edla, propriedade de Almirante Nunes da Mata, que os fundadores tiveram de terraplanar. No jogo inaugural, realizado em 1928-04-22, venceria o Oeiras Futebol Clube, participando, em 1930, no Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa.
Atualmente, o Parede Futebol Clube dirigido por João Salgado promove sobretudo as modalidades de hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade e taekwondo, estando prevista para breve a criação de uma escola de futsal.


