O Concelho de Cascais é bem conhecido, para além de muitas outras razões, pela gastronomia.
Alcabideche é a maior Freguesia do Concelho de Cascais e encerra em si grandes histórias e mistérios que se estendem pelo infinito dos tempos. A Gastronomia não foge à regra e faz desta Freguesia uma referência que atravessa a própria história.
Alcabideche foi habitada por diversos povos de origens e culturas ibérica, romana e árabe. A presença da civilização árabe foi a mais marcante. Neste período a população era essencialmente rural. O bem conhecido poeta luso-árabe que nasceu e viveu em Alcabideche, Ibn Mucana escreveu: “Ó tu que vives em Alcabideche, oxalá nunca te faltem, nem grãos para semear, nem cebolas, nem abóboras, se és homem de decisão precisas de um moinho, que funcione com as nuvens sem necessidade de regatos”.
Presentemente, o Moinho é o símbolo desta freguesia e a restauração cresceu e desenvolveu uma grande fama na área da restauração.
Desde Malveira da Serra até mesmo ao centro da localidade com o seu nome, passando por outras imensas localidades que atravessam o concelho, em todos os recantos existem referências gastronómicas que não deixam ninguém indiferente.
A sugestão é irem à descoberta e procurarem encontrar verdadeira surpresas.
Por aqui, vamos partir a essa descoberta.