Ainda pode votar até dia 23 de fevereiro
Numa organização da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, irá decorrer no próximo dia 8 de Março, Dia da Mulher, pelas 21h, uma cerimónia para celebrar este dia tão especial.
A IV Gala Ser Mulher em São Domingos de Rana irá decorrer no GIMBR – Grupo de Instrução Musical e Beneficência da Rebelva. Serão homenageadas as mulheres desta freguesia que se destacam pelo sem impacto e contributo nas seguintes áreas.
Ação Social, Associativismo, Cidadania, Cultura, Desporto, Educação, Empresarial e Saúde.
Conheça aqui as nomeadas e pode ainda votar até dia 23 de fevereiro através do site da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana: www.jf-sdrana.pt
AÇÃO SOCIAL
– Irene Marins, nasceu a 26 maio 1960. Em abril de 1997 entrou para a Santa Casa Misericórdia de Cascais e em março de 1998, passou para o Departamento da 3ª Idade. No Centro de Convívio “Os Vinhais”, desempenha funções de ocupação dos idosos estimulando as suas capacidades, criando/incentivando a criação de novas respostas, a fim de aumentar a sua autoestima, diminuir a desmotivação, solidão e isolamento social.
– Joana Lourenço, nasceu a 12 de julho 1984 em Cascais. É Assistente social há 14 anos, passou por diversas respostas sociais tendo enriquecido o seu percurso profissional. Há 3 anos que é assistente social em São Domingos de Rana, na Fundação Champagnat e está a ser uma experiência bastante gratificante. Espera continuar a contribuir para o sucesso e crescimento da freguesia.
– Telma Teixeira, Diretora da Associação de Beneficência Luso-Alemã, nasceu em Moçambique, é casada, tem duas filhas e 5 netos. Tem formação em línguas pelo I.S.L.A, tendo iniciado a sua colaboração com a ABLA em 1983 como tradutora do fundador alemão Berthold Klein. Desde os primeiros anos, desempenhou um papel fundamental no crescimento da organização, incluindo inúmeras missões em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau em tempos de guerra. Em janeiro de 2000, assumiu a direção da ABLA, conduzindo a instituição a um notável percurso de expansão.
ASSOCIATIVISMO
– Ana Cristina Amador de Nunes e Sá, nasceu a 19 de Setembro de 1968 e é mãe de 3 filhos, 2 meninos e 1 menina. É diretora do Futsal nos Reguilas Tires Futsal desde 2014, onde anteriormente já exercia funções como diretora Administrativa. A principal motivação é gerir soluções, união, participação, solidariedade, estratégias e ações coletivas, para o crescimento do clube e de todos os envolventes, e em particular, à promoção da modalidade de futsal.
– Joana Maria Bica Catarino Coelho, nasceu em Outubro de 1981 e cresceu na Abóboda, onde ainda reside, embora tenha sido registada na terra natal dos seus pais, em Coimbra. Andou na Escola Primária da Abóboda e mais tarde nos Salesianos de Manique para onde voltou profissionalmente depois de se licenciar em Relações Internacionais. Reside no Bairro da Tojeira, mas foi no CDR “Os Vinhais” que construiu todo o seu percurso associativo. Sócia desde o ano 2000, assumiu a Presidência da Direção em 2018. Durante a sua liderança, enfrentou inúmeros desafios, mas manteve como foco o crescimento do Desporto Jovem e a valorização da vida associativa no Bairro.
– Marina Consciência, nasceu a 29 Novembro 1965, irmã mais velha de cinco. No Pós 25 Abril os seus pais fizeram parte da fundação de uma Associação na freguesia onde promoveram alfabetização, atividades lúdicas e culturais, foi neste exemplo de fazer a diferença na comunidade através do Associativismo, que em 2011 fez a licenciatura em Gerontologia Social que aborda as várias vertentes do envelhecimento. Desde 2014 faz parte da equipa de dinamização da SRUZ – Soc. Recreativa Unidos do Zambujal com o Projeto SERmos cujo lema é “Cuidar do SER para juntos SERmos Comunidade” e que cada um faça a sua parte junto dos seus/nossos.
CIDADANIA
– Cecília Vicente, nasceu em 1951 em Tires e cresceu de forma humilde e dedicada ao campo. Ajudou a sustentar a família dedicando-se às tarefas agrícolas, aprendendo desde cedo o valor da perseverança e da resiliência. Mais tarde, embarcou numa jornada que marcaria profundamente sua vida. Durante a sua estadia na América, foi dada como desaparecida no Pentágono durante os ataques de 11 de setembro de 2001. Felizmente, foi apenas um erro burocrático. Com uma vida marcada por desafios e conquistas, é um exemplo de coragem, adaptabilidade e amor à vida, inspirando todos ao seu redor.
– Miquelina Teixeira Mendes, nasceu em São Tomé e Príncipe no dia 19 de Abril de 1967. A dificuldade económica que se fazia sentir naquela época fez com que os seus pais saíssem do seu país de origem. Regressou à terra natal dos seus pais, Cabo Verde, em 1974. Como havia algumas dificuldades ajudou a sua mãe no trabalho de campo e trabalho doméstico. Sempre teve muita fé. Nos seus tempos livres gosta de dedicar o seu tempo a Deus. Vai à igreja, organiza e faz parte do coro. Através desse interesse é que surgiu a festa de São Miguel, a qual, em conjunto com outras pessoas, organiza com todo o gosto, amor e carinho.
– Teresa Ladeira, 74 anos, foi secretária numa empresa durante quase 49 anos. Casada, mãe de 2 filhos e avó de 5 netos, a sua maior felicidade é ter a casa cheia e ver todos felizes. E foi a pensar nisso que em 2020 aceitou o desafio de ser Tesoureira na Associação Janela d’Abraços, mais conhecida por AMU. Durante este tempo, e devido à dedicação que colocou no projeto, nasceu a alcunha carinhosa de “Avó Tété”. A sua visão de vida é ser feliz e contribuir para a felicidade dos outros.
CULTURA
– Ana de Brito, nasceu em 1977 em Lisboa, onde desde tenra idade, por influência da avó materna conheceu o caminho da solidariedade participando em ações de voluntariado. Licenciou-se em História e é mestre em Ciências da Educação. É professora desde 1999 e atualmente representa a Rede de Escolas da Unesco, no Colégio Quinta do Lago, onde leciona. É Vice-Presidente da Associação Abraçar S. Tomé e Príncipe e membro do Grupo Etnográfico dos 7 Castelos. Tem como lema de vida: “Faz do teu coração uma janela aberta para o bem”.
– Margarida Simas, nasceu em Oeiras em 1981. Aos 4 anos de idade iniciou a sua participação em coros, atividade que nunca mais abandonou até hoje. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos, na Escola de Música do Conservatório Nacional, escolhendo como instrumento a flauta transversal. Atualmente é docente de Coro na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e é reforço permanente do Coro Gulbenkian. Dirige o Coral Vozes do Estoril e o Grupo Vocal Discantus, onde tem desenvolvido vários projetos musicais com diferentes repertórios e músicos convidados.
– Suly Barrera Risco, natural de Cuba, destacou-se como profissional de dança e fundou a Academia Sulydance. Com a sua Academia já participou em programas de televisão como “Dança com as Estrelas” da TVI, “Alô Portugal” e “Alô Marco Paulo” da SIC, “GOT TALENT PORTUGAL” e “Rir para ganhar” da RTP1. Em 2017 criou o Festival Jovem Internacional de Dança de São Domingos-Cascais onde cada ano participam entre 700 e 800 bailarinos. Uma das suas missões é promover a dança, para que os jovens alunos possam fazer desta arte, a sua carreira.
Sempre mais por São Domingos de Rana!
DESPORTO
– Ana Filipa Rôla, nasceu em Cascais onde reside, e quando começou a estudar nos Salesianos de Manique, teve o seu primeiro contacto com o desporto. A escola valorizava bastante o atletismo e isso incentivou-a a participar em provas de corta-mato. Após a pandemia, inscreveu-se também no jiu-jitsu. Hoje, divide-se entre essas duas atividades, que pratica de forma amadora, e que são as suas paixões que já lhe proporcionaram grandes amizades.
– Joana Fortes, iniciou a sua carreira desportiva aos 7 anos, na Escola Primária, na Ajuda. O entusiasmo pela Ginástica Rítmica foi imediato, pelo que começou a competir logo nessa época. Rapidamente integrou os campeonatos de primeira divisão, e construiu o seu percurso enquanto ginasta, com participações em eventos distritais, nacionais e internacionais. O ponto diferenciador da Joana é que, com 29 anos, continua a sua carreira desportiva. São mais de 20 anos de experiências, desafios e conquistas.
– Sofia Costa Pinheiro, nasceu em 2009, natural da freguesia de São Domingos de Rana, é praticante de karaté desde os 7 anos na Sociedade Recreativa Outeirense como aluna do mestre Víctor Barreto. Faz competição desde 2021, e com a ajuda dos seus mestres e colegas tem alcançado alguns resultados relevantes nas diversas competições em que tem participado. Sonha um dia poder representar o nosso país numa grande competição internacional.
Sempre mais por São Domingos de Rana!
EDUCAÇÃO
– Ana Filipa Karas, nasceu em Lisboa no início da década de 70, casada, mãe de 3 filhos adultos. Praticante desportiva desde tenra idade, por influência familiar, licenciou-se em Educação Física e Desporto na Faculdade de Motricidade Humana. Em 1999 a família mudou-se para São Domingos de Rana e é no Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo que inicia uma jornada apaixonante ao serviço dos alunos e da comunidade educativa. desporto, a educação e as pessoas são algumas das suas paixões. Gosta de se deslocar na freguesia de bicicleta e acredita que SDR pode ser uma comunidade ainda mais ativa e feliz.
– Natália Farinha, é Professora do 1º ciclo do quadro do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, a exercer funções na Escola Básica Rómulo de Carvalho, com o cargo de coordenadora de Escola. Adora ser professora, trabalhar com crianças e sente-se muito gratificada pela relação que tem com as famílias. Nos momentos livres gosta de viajar, brincar e apoiar o seu neto. Adora os seus animais e ler, nomeadamente literatura ligada à história e política.
– Rita Túbal, nasceu na já extinta maternidade de Oeiras, a 2 de novembro, e viveu desde sempre na freguesia de S. Domingos de Rana, na Abóboda. Por ser a única rapariga no meio dos seus 3 irmãos, costuma dizer que é a filha preferida dos seus pais. Em 2007 ficou colocada na EB António Torrado, Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, como professora do 1.° Ciclo, onde acredita que espalhou sabedoria e sorrisos. Desde 2021 é Coordenadora da Biblioteca Escolar e Professora Bibliotecária, função que lhe dá liberdade de fazer o que mais gosta: contar histórias e ser criativa!
EMPRESARIAL
– Anabela Figueiredo, mãe de três filhos e, há 30 anos, que se dedica ao colégio que abraçou com apenas 19 anos. Ao longo destas três décadas, teve o privilégio de acompanhar várias gerações. Desde os avós até aos netos, o maior marco da sua “escolinha” é ser um espaço onde o tempo constrói laços. Estes desafios, embora novos e exigentes, são também a razão que dá sentido à sua missão.
– Emília Cristina Lopes Fernandes Grego, Nasceu a 6 de outubro de 1966 e com 58 anos é proprietária do Café A Paragem, em Talaíde, desde 1987. Desde jovem, sempre foi determinada e trabalhadora, começando a seu percurso profissional aos 18 anos, no ramo da hotelaria.
– Lúcia Maria Castanheira Fontes Rocha, nasceu em Lisboa, licenciada em Farmácia pela Universidade de Lisboa, iniciou atividade laboral em farmácia de oficina tendo desde então exercido primeiro como farmacêutica contratada e desde 2003 com projeto próprio em Trajouce, São Domingos de Rana, onde a farmácia está instalada, há quase 22 anos. “Qualidade no atendimento, ao serviço da saúde e qualidade de vida da população” este é o lema da farmácia que se tornou mais urgente durante o período pandêmico.
SAÚDE
–Antónia Poupinha, nasceu a 12 de abril de 1946, em Corval, Distrito de Évora. Inicia a sua vida profissional no Serviço de Infeto Contagiosas na Pediatria do Hospital de Évora e em novembro do mesmo ano na Clínica de S. Lucas em Lisboa. Em fevereiro de 1970, entra no Centro de Saúde da Parede, onde permaneceu até á sua aposentadoria. Ainda hoje, é uma referência na comunidade, tendo sempre um sorriso e uma palavra para quem a procura.
–Judite Moutinho, licenciada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa iniciou a sua atividade no hospital distrital do barreiro. Ingressou nos Cuidados de Saúde Primários no Centro de Saúde da Parede até se aposentar. Exerceu funções no serviço de urgência de pediatria do Hospital de Cascais e foi coordenadora em várias equipas sempre no sentido da prestação de cuidados á população do nosso concelho, priorizando a vida do outro, respeitando os seus valores pessoais e diversidade.
–Sandra Silva, nasceu em Lisboa a 2 de Abril de1972, casada, terapeuta ocupacional. Iniciou a sua carreira profissional na Casa Pia de Lisboa, onde trabalhou com crianças com perturbações do desenvolvimento durante 20 anos. Há cerca de 10 anos integrou o Aces de Cascais, desenvolvendo a sua atividade profissional na UCC Girassol promovendo a qualidade de vida e autonomia do idoso, para um envelhecimento ativo e saudável.
Vote em: www.jf-sdrana.pt