A grande festa dos 106 anos!
Como manda a tradição, o dia começou bem cedo para o Hastear da Bandeira ao som da Banda da Sociedade que este dia esteve em grande festa.
De seguida seguiu-se uma Missa em homenagem aos sócios falecidos e depois o tão esperado desfile da Banda pelas ruas da localidade.
A Sociedade Musical e Sportiva Alvidense (SMSA), localizada em Alcabideche, Cascais, tem as suas raízes no Grupo Recreativo Futuro Alvidense, fundado a 3 de fevereiro de 1919 por um grupo de cerca de 25 músicos locais. O objetivo inicial era animar a comunidade através da música. Em 1929, a associação passou a denominar-se Sociedade Musical Sportiva Alvidense, refletindo a sua evolução e expansão das atividades.
Quando comemorou o 90º. Aniversário, foi distinguida pela Câmara Municipal de Cascais com a Medalha Municipal de Mérito Cultural
Presentemente, a SMSA continua a desenvolver atividades para as quais foi fundada, tanto no âmbito cultural como no desportivo. São disso exemplo, a Banda e a Escola de Música que tem em pleno funcionamento, e as atividades desportivas das quais se salientam a Ginástica Formativa e Acrobática e a Ginástica Aeróbica e de manutenção e a Dança.
Mas neste dia de festa, e depois do habitual almoço de confraternização de sócios e amigos realizou-se a Sessão Solene que contou com a presença de José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche e de Francisco Kreye, vereador com a área do Desporto da Câmara Municipal de Cascais.
No momento alto desta sessão, os habituais discursos e entrega de Medalhas aos Sócios com 25 e 50 anos de associados.
Receberam a Medalha de Prata de 25 anos, os sócios João Miguel Martins (nº.285) e José Martins da Cruz (nº.286).
As Medalhas de Ouro dos 50 anos foram entregues a Henrique Sérgio (nº. 114), Luís Portela Lourenço (nº. 115 – atual Presidente da Direção), José António Azedo (nº.116), José Alberto Matias (nº. 117), Carlos Antunes (nº. 119 – atual Presidente da Assembleia) e António Martina (nº.122).
A tarde foi ainda abrilhantada pela atuação da Banda Filarmónica da SMSA, dirigida pelo Maestro António Fialho e pela atuação da Ginástica Acrobática.
A excelência destas atuações foi a peça “Conquistador” com arranjo de Nuno Osório e com a participação especial da classe de Ginástica e com a grande voz da vocalista Mafalda Costa. Com a sala cheia, os aplausos foram ao rubro.
Parabéns à Sociedade Musical Sportiva Alvidense!